A talentosa artista plástica Hideko Honma: já ouviu falar?

A artista que trabalha com a fusão dos quatro elementos da natureza nasceu no Brasil.

Filha de imigrantes japoneses, Hideko formou-se em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e fez pós-graduação em História da Arte na Universidade de São Paulo. Sempre inquieta, em busca de sua própria forma de fazer arte, foi na cerâmica que ela encontrou seu caminho. Foi estudar em Arita, no Japão, uma região conhecida pela produção de porcelana há 400 anos, onde aprendeu as técnicas necessárias para elaborar belas peças de cerâmica, deixando-a pronta para explorar possibilidades, inspirar-se e criar.


A artista que trabalha com a fusão dos quatro elementos da natureza nasceu no Brasil, mas sua família tem origem no Japão. Hideko Honma quis ser artista logo cedo e abandonou a carreira de professora universitária para se dedicar à cerâmica.

É no próprio sítio, em Nazaré Paulista, que a ceramista busca pedriscos, folhagens e outros recursos para produzir a cinza vegetal que será transformada em esmalte. A técnica é sua marca registrada e permite obter grande variedade de pigmentos para criar os efeitos salpicado, acetinado e escorrido na pintura.

Não é à toa que Hideko Honma entra na lista dos artistas plásticos brasileiros que inspiram arquitetos. Seu trabalho no torno é cuidadoso e transforma, aos poucos, elementos da natureza em peças únicas — na forma de utilitários e obras de arte. Suas criações têm beleza, mas também atendem funções específicas.

A artista não se limita a produzir louças de qualidade. Inclusive, já fez parceria com a Portobello para criar uma nova linha de cerâmicas (Toki+) com peças que representam a ligação entre homem e natureza. Vale a pena conferir o site do ateliê com mais informações sobre os trabalhos e cursos que a ceramista oferece.

Parte dessas possibilidades, ela encontrou na natureza brasileira. As cores e texturas tão especiais da obra de Hideko se devem aos esmaltes que a própria artista elabora a partir de cinzas feitas com palha de arroz, folhas e galhos de café, bambu, grama, podas de bananeiras e outras espécies vegetais, que ela encontra em suas caminhadas por diferentes lugares, incluindo seu sítio, no interior de São Paulo.

Foto: Rafael Salvador

Ao longo dos anos, Hideko desenvolveu laços e parcerias muito especiais com renomados chefs, que requisitam seus bowls e pratos para compor suas saborosas criações. As peças da ceramista podem ser encontrados em casas de alta gastronomia em São Paulo e outras capitais.

Foto: Rafael Salvador

Sobre joaoantonio60

Traço de União é um espaço para aqueles que defendem a democracia, a ciência e a preservação do Planeta Terra - azul e redonda.
Esse post foi publicado em Arte. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s