“Fonte dos Desejos” – Praça Ramos de Azevedo São Paulo – uma linda obra de arte!

A Fonte dos Desejos, na Praça Ramos de Azevedo, no centro de São Paulo, é um conjunto de esculturas que inclui a fonte propriamente dita, o monumento a Carlos Gomes e 12 esculturas em bronze, mármore e granito representando personagens de óperas compostas pelo Maestro Carlos Gomes.

A fonte foi uma homenagem da comunidade italiana ao Centenário da Independência do Brasil. Inaugurada em 1922, foi executada pelo artista de origem italiana Luiz Brizzolara, e inclui escadarias que ligam a Praça ao Teatro Municipal, mais acima, onde fica o Monumento a Carlos Gomes, formando um conjunto harmonioso.

A região do Teatro Municipal e um trecho do Vale do Anhangabaú recebem de presente a obra de restauro da Praça Ramos de Azevedo, por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura e empresários ligados à comunidade italiana.

Quem foi Ramos de Azevedo

Francisco de Paula Ramos de Azevedo foi um engenheiro-arquiteto, professor e empreendedor paulista que, juntamente com seus colaboradores do Escritório Ramos de Azevedo, fundado em 1886, projetou e construiu diversos edifícios que se tornaram marcos arquitetônicos na cidade de São Paulo, como o Teatro e o Mercado Municipais, a Pinacoteca do Estado, o Palácio da Justiça e muitos outros.

Ramos de Azevedo nasceu em 1851, formou-se engenheiro-arquiteto em 1878 na Universidade de Gante, Bélgica, e no ano seguinte retornou ao Brasil, estabelecendo seu primeiro escritório profissional em Campinas, São Paulo.

Sobre joaoantonio60

Traço de União é um espaço para aqueles que defendem a democracia, a ciência e a preservação do Planeta Terra - azul e redonda.
Esse post foi publicado em Política pública. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s