“Mulher com Galinhas” – a arte do pernambucano Vicente do Rego Monteiro

“Mulher com Galinhas” – pintura feita em Paris, na fase modernista do artista, datado de 1925 – é obra mais famosa do pintor pernambucano Vicente do Rego Monteiro. Este talentoso artista brasileiro tem um estilo singular em que pese ter sido influenciado na sua convivência com artistas franceses.

No exterior começa boas relações no círculo artístico francês, conhece os trabalhos de Miró, Lérger, Modigliani, Braque e outros intelectuais.Quando voltou ao Brasil, já no ano de 1915, dedicou-se a estudar as danças e o folclore brasileiro. O quadro acima está relacionado com seus estudos da arte das cerâmicas marajoaras.

Vicente do Rego Monteiro (1899-1970) foi um pintor brasileiro. Seus quadros foram expostos em museus nacionais e internacionais. Foi professor do Ginásio Pernambucano e da Escola de Belas Artes do Recife e do Instituto Central de Artes de Brasília. Foi também escultor e poeta.

Vicente do Rego Monteiro nasceu no Recife, no dia 19 de dezembro de 1899. Era filho de Ildefonso do Rego Monteiro e Elisa Cândida Figueiredo Melo, prima do pintor Pedro Américo.

Sobre joaoantonio60

Traço de União é um espaço para aqueles que defendem a democracia, a ciência e a preservação do Planeta Terra - azul e redonda.
Esse post foi publicado em Arte. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s