As 10 obras mais importantes de Oscar Niemeyer

Conheça as principais construções do arquiteto Oscar Niemeyer; destaques para a sede da ONU e o edifício Copan

O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer foi um dos personagens mais influentes da moderna arquitetura mundial. Nascido no dia 15 de dezembro de 1907, o carioca Oscar Niemeyer teve uma trajetória profissional brilhante, criando obras arquitetônicas de grande valor simbólico no Brasil e fora dele. O estilo de Niemeyer é marcado por sua preferência pelas curvas, já que a maioria dos edifícios assinados por ele esculpem formas curvilíneas no concreto. Prestes a completar 105 anos, Niemeyer faleceu na noite do dia 5 de dezembro de 2012, porém o seu legado continuará vivo através dos mais de 600 edifícios projetados por ele que estão espalhados pelo mundo. Considera-se como sua grande obra-prima o desenho da cidade de Brasília, projetada por ele na década de 50 a pedido do então presidente Juscelino Kubitschek. Saiba quais são as dez obras mais emblemáticas assinadas pelo saudoso arquiteto

Congresso Nacional

ni1

Para nós, brasileiros, é difícil escolher «a» obra mais importante de Niemeyer, afinal de contas seus edifícios estão espalhados por diversos estados e são cartões postais de algumas das cidades mais importantes do País. Porém, por seu valor simbólico, o edifício do Congresso Nacional, projetado pelo arquiteto durante a construção de Brasília e inaugurado em 1960, pode ocupar a primeira colocação desse ranking. Estamos acostumados a ver esta imagem tão familiar sempre que o assunto é a política brasileira. O edifício formado por duas torres gêmeas e duas cúpulas (uma delas invertida) em formato de semi-círculo é um ícone do Brasil no mundo, pela originalidade de suas formas e, sobretudo, por ser o símbolo da capital do País. Junto com os edifícios do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (também criados por Niemeyer), o Congresso Nacional compõe o complexo denominado Praça dos Três Poderes. As três construções monumentais representam o Executivo, o Judiciário e o Legislativo.

O disco-voador de Niterói

ni2

Apelidado de «disco-voador de Niterói», o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (também conhecido como MAC) foi inaugurado em 1996. Sua presença imponente, como uma sentinela futurística sobre o Mirante da Boa Viagem, é de deixar qualquer um de queixo caído. Seu desenho possibilita que o visitante aprecie de diversos ângulos a vista panorâmica da orla de Niterói, através do anel de janelas que circula o gigantesco edifício — também visto com a forma de uma taça por muitas pessoas. Nem é preciso dizer que o MAC é um dos cartões-postais da cidade e motivo de orgulho para todos os niteroienses.

Complexo Arquitetônico da Pampulha

ni3

A Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, agrupa o conjunto arquitetônico mais famoso da capital mineira. Ele é composto por três obras projetadas por Oscar Niemeyer na década de 40. São elas: o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile, o Iate Tênis Clube e a Igreja de São Francisco de Assis, que é o principal cartão-postal da cidade. A «igrejinha da Pampulha», como é carinhosamente chamada pelos mineiros, é uma obra de arte esculpida em concreto: os 14 painéis que estão em seu interior são assinados por Cândido Portinari e retratam a Via Sacra. O complexo ainda é contornado pelos jardins do famoso artista

Sede da ONU

ni4

Oscar Niemeyer foi um dos 12 arquitetos selecionados para criar o projeto da sede das Organizações das Nações Unidas, localizada na cidade de Nova York. O projeto final escolhido foi o de Niemeyer, que trabalhou em conjunto com o arquiteto franco-suíço Le Corbusier na execução da obra. Ambos tiveram algumas divergências sobre o volume da assembleia geral, porém conseguiram concluir o projeto em 1952, adotando uma solução intermediária.

Sede da editora Mondadori

ni5

A sede da editora Mondadori (1968), em Milão, na Itália, é um dos edifícios célebres projetados por Oscar Niemeyer. Suspensa por uma estrutura de colunas com espaçamento irregular, a monumental caixa de vidro que compõe o edifício surpreende pela incrível aparente leveza de suas formas.

Catedral Metropolitana de Brasília

ni6

Pedra fundamental de Brasília, a Catedral Metropolitana foi projetada por Oscar Niemeyer em 1958, porém sua inauguração ocorreu apenas em 1970, devido a empecilhos jurídicos. A nave foi desenhada para que fosse vista da mesma forma de todos os ângulos. Na entrada, quatro imponentes esculturas em bronze simbolizam os evangelistas São João, São Mateus, São Marcos e São Lucas. A igreja é sustentada por 16 colunas em formato hiperbolóide, e seu interior é adornado pelas esculturas de três anjos, suspensos por cabos de aço. A cobertura da nave tem um vitral composto por 16 peças em fibra de vidro inseridas entre as colunas de concreto.

Memorial da América Latina

ni7

Inaugurado em 1989 no bairro da Barra Funda, em São Paulo, o complexo arquitetônico do Memorial da América Latina celebra os laços entre os povos latino-americanos e é outro dos famosos projetos do arquiteto Niemeyer. Sua proposta cultural foi idealizada pelo antropólogo Darcy Ribeiro a pedido de Niemeyer. Abriga edifícios como um salão de exposições, uma biblioteca, uma galeria e um anfiteatro. A escultura A Mão, de Niemeyer, que traz um registro gráfico do mapa da América Latina (na parte da mancha vermelha) é o símbolo do complexo, além de ser um dos principais ícones da paisagem urbana de São Paulo.

Museu Oscar Niemeyer

ni8

Em 22 de novembro de 2002, foi inaugurado o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Dedicado à exposições de Artes Visuais, Arquitetura, Urbanismo e Design, o espaço possui cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área expositiva, e por isso é considerado o maior museu da América Latina. Por sua forma inusitada, que lembra um grande olho de concreto e vidro erguido sobre uma base quadrangular, o museu é popularmente chamado de Museu do Olho ou Olho do Niemeyer. Sua arquitetura enigmática atrai turistas do Brasil e do exterior. Em 2012, o MON foi eleito um dos 20 museus mais bonitos do mundo pelo guia norte-amerciano Flavorwire, além de ter sido o ponto turístico mais visitado de Curitiba, segundo o site de viagens TripAdvisor.

Edifício Copan

ni9

Projetado na década de 50 pelo arquiteto Oscar Niemeyer com a colaboração de Carlos Alberto Cerqueira Lemos, o edifício Copan foi concluído em 1966. Localizado no centro de São Paulo, é a maior estrutura de concreto armado do País, além de ser considerado o maior edifício residencial da América Latina. O prédio sinuoso do Copan, com seus 1.160 apartamentos distribuídos em seis blocos, é uma representação concreta da diversidade da metrópole, onde convivem famílias, empresas, pequenos negócios e até uma igreja (espaço criado inicialmente para abrigar um cinema). Os números do Copan são curiosos: o edifício possui 115 metros de altura, 35 andares (além de dois subsolos com 221 vagas para automóveis), 20 elevadores no total e cerca de dois mil residentes.

Passarela Professor Darcy Ribeiro

ni10

A Passarela Professor Darcy Ribeiro, mais conhecida como Passarela do Samba, Marquês de Sapucaí ou Sambódromo do Rio de Janeiro, foi projetada por Niemeyer em 1983 com o objetivo de oferecer à cidade um espaço permanente para o tradicional desfile das escolas de samba. Tornou-se um dos pontos turísticos mais disputados do Rio, já que atrai milhares de visitantes na época do Carnaval. A imensa escultura de concreto denominada Praça da Apoteose é um emblema do Carnaval carioca e marca a entrada por onde começam a desfilar as escolas de samba. O complexo do Sambódromo também é utilizado durante o ano para abrigar uma escola, que funciona nas galerias dos camarotes. Também é um espaço para shows musicais. Nele foi realizado o festival Hollywood Rock, além dos shows de Kiss, The Rolling Stones, Roger Waters (Pink Floyd), Avril Lavigne, Pearl Jam, Santana, Jack Johnson e Nirvana, entre outros artistas.

Fonte: eHow

Sobre joaoantonio60

Traço de União é um espaço para aqueles que defendem a democracia, a ciência e a preservação do Planeta Terra - azul e redonda.
Esse post foi publicado em Arte. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s