O Violeiro – obra do artista Almeida Júnior – é uma criação que retrata a arte brasileira na sua originalidade: de sentimento profundo e de colorido exato, o artista traz o Brasil real para perto de nós.

Duas figuras humanas fazem parte da obra: um homem e uma mulher. A janela de madeira, aberta, incrustada no meio da parede de pau a pique, ocupa a maior parte da tela. A madeira mostra-se envelhecida e cheia de rachões. Na parte de baixo, a pintura da parede já foi toda descascada, deixando visível o adobe e as varas entrecruzadas e amarradas com cipó. Vê-se, portanto, que se trata de um ambiente humilde. Não é possível enxergar nada dentro do ambiente interno, a não ser uma parede escura.
Biografia do artista
José Ferraz de Almeida Júnior nasceu em Itu em 1850. É frequentemente aclamado pela biografia como precursor da abordagem de temática regionalista, introduzindo assuntos até então inéditos na produção acadêmica brasileira. Deu amplo destaque para personagens simples e anônimos e retratou a cultura caipira fielmente, suprimindo a monumentalidade em voga no ensino artístico oficial em favor de um naturalismo em suas obras.
Você precisa fazer login para comentar.