
O canário-da-terra (Sicalis flaveola L.) ou canário-da-terra-verdadeiro, também conhecido pelo Brasil como canário-da-horta, canário-da-telha (Santa Catarina), canário-do-campo, chapinha (Minas Gerais), canário-do-chão (Bahia), coroinha e cabeça-de-fogo, é uma ave admirada por sua beleza e seu canto estrondoso e estalado.
Por não ser uma ave arisca e, por isso, de fácil cuidado em cativeiro, está entre as 10 aves mais apreendidas, segundo o IBAMA, mesmo tal ato sendo considerado crime federal inafiançável pela Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).
Características
O tamanho aproximado do canário-da-terra adulto é de aproximadamente 13,5 cm e pesa, em média, 20 gramas.
Além disso, possui o corpo proporcional e ovalado, bicos e patas pequenos e delicados, olhos separados, pretos e ligeiramente puxados e cabeça pequena.

Ademais, o canário-da-terra apresenta cores vivas e brilhantes. Nas partes superiores do corpo a plumagem é cinza-esverdeada, em contraste com a parte inferior amarelada com listras acinzentadas.
Entretanto, existe uma diversificação das plumagens, de acordo com a região em que a ave habita.
É um pássaro confiante, destemido e combativo. Logo, os machos podem brigar entre si por fêmeas, que geralmente atiçam a briga, até a fuga de um dos canários.
Eventualmente, as brigas podem levar um dos canários à morte.
Alimentação
É uma espécie predominantemente granívora, ou seja, que se alimenta de sementes, mas ocasionalmente pode consumir insetos.
Por isso, é comum observar a espécie selecionando as sementes no solo.
É um pássaro fascinante. Deu nome e cores à seleção brasileira: O Escrete Canarinho.
É encontrado em todo Brasil e em algumas regiões vivem em bandos.
Já vi em Goiás um bando pousar numa árvore onde descançava e o cantoria foi grande demais. Admiro muito o canário
CurtirCurtido por 1 pessoa
Matéria muito Boa parabéns
CurtirCurtido por 1 pessoa